As 518 páginas podem assustar. Mas, uma vez dentro do primeiro capítulo de "A Era do Escândalo", Mário Rosa e os relatos de seus personagens te fisgam pelos olhos. E pela imaginação. Mais que lições sobre crise imagem, o livro convida a viver o dilema de pessoas e corporações que tiveram sua reputação levada a baixo de zero. São relatos de quem viu e sofreu na pele o massacre da mídia, incluindo casos como a queda do voo 402, da Tam, os bastidores da crise de energia em 2001 e o afundamento da maior plataforma da Petrobras. Há ainda o relato de Glória Pires para o drama que começou com uma simples fofoca. E, claro, escândalos políticos, como o que atingiu o ex-ministro da saúde Alceni Guerra.
Aprendemos como as crises de imagem pública podem ser superadas e quais erros podem ser fatais. Um livro para profissionais de comunicação e para qualquer um que aprecie uma boa história. Mas, o mais importante: um livro que desfaz por completo a ilusão de que a mídia está em busca da verdade. Os erros são grosseiros, muitas vezes propositais e demonstram que mesmo os veículos mais críveis do país estão a anos-luz do Código de Ética que rege o jornalismo. Tudo em detrimento dos "alvos" que ilustram as capas e do público que consome as informações contidas.
Nome: A Era do Escândalo
Autor: Mário Rosa/ Editora: Geração
Foto: relativa.com.br
Quero emprestado! rs
ResponderExcluir