domingo, 4 de outubro de 2009

Jornalistas X Cozinheiros: quanta semelhança

Só pra retomar, no dia 16 de junho de 2009, o Supremo Tribunal Federal acabou com a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista. O Ministro do STF, Gilmar Mendes, chegou a comparar os profissionais da mídia com "cozinheiros", numa analogia sem cabimento algum. A decisão arbitrária se resume em dois fatores: interesse político e ignorância. O primeiro nem precisa de explicação. O segundo reflete a simples e fatal ausência de conhecimento sobre o papel social do jornalismo na sociedade. Sem jornalismo sério, voltamos (ou será que nunca saímos?) ao tempo do coronelismo, quando o povo sem informação, sem opinião, e sem critérios era fantoche nas mãos dos governantes.
Se, hoje, nem o diploma é garantia de profissionalismo, como ficamos sem este último recurso? Caro Gilmar Mendes, jornalista nunca pode nem poderá ser comparado a cozinheiro, porque os efeitos da "comida malfeita" não atingirão o único que a consumiu, mas sim a um país inteiro, que sofrerá com uma disenteria chamada alienação. Sem falar no formato das notícias, pois mesmo prezando pela transparência e pelo interesse público, só um jornalista capacitado poderá apresentar as informações da forma correta. Se o "prato" não atrai a atenção, o público ficará ainda menor, mesmo que isso pareça impossível no Brasil (não é novidade que brasileiro não é chegado a ler jornal).
Sendo assim, desregulamentar a profissão de jornalista é, como se diz, dar um tiro no pé. É abrir espaço para qualquer um tomar conta da opinião pública. É entregar a mente do brasileiro de bandeja. Espero que o STF caia em si, a tempo de salvar o que já está à beira do poço.

Um comentário:

  1. Oi Elisa, tudo bem?
    Parabéns pela iniciativa! Tenho certeza que você tem muito para acrescentar a todos que visitarem seu cantinho. Desejo sucesso ao seu blog e ótima leitura para todos que passarem por aqui!
    Beijão.

    ResponderExcluir